terça-feira, 1 de julho de 2008

Há Crítica

Pelo sentido da palavra, entendemos que crítica é o mesmo que levar à crise ou ruptura. No senso comum muitas pessoas não gostam da crítica, vêem-na como algo negativo, que seria melhor elogiar ou sugerir sobre o que está sendo criticado. Não que seja ruim elogiar ou dar uma sugestão, o problema é justamente como a crítica é vista. O que precisa ser colocado é a apologia sobre a importância de criticar.



Submeter-se a crítica é difícil, porque estar em crise não é bom, mas há necessidade dela para que se continue no processo de crescimento é relevante, pois toda crise requer uma decisão e essa é a atitude donde aflora a razão. A crítica não pode ser entendida, simplesmente, por apontar algo errado sobre alguma coisa, o essencial é a profundidade do ato de criticar. Este, por sua vez, merece o esclarecimento salutar. Fragmentar a estrutura de um pensamento ou de uma ação exigir uma mudança, além de estabelecer certos limites. Um processo doloroso que às vezes requer cautela e abstinência de princípios. Tais princípios encubados em nós pela forma como fomos educados ou pela cultura e o meio em que vivemos, que se tornam verdades absolutas, é preciso que sejamos livres de preconceitos, esse é o ponto emergente da questão.



Quando a crítica parte de nós mesmos para se mesmo ela alcança sua grandeza. O outro precisa nos conduzir a uma autocritica, conscientizando-nos de que é preciso colocar em questão o que se apresenta, para saber onde está a verdade.



Como é favorável a crítica diante da realidade que vivemos e das verdades que aprendemos para nos colocarmos como um investigador da sabedoria. A critica é um grande passo para filosofar.





Lucas Alves


2 comentários:

Simon disse...

oie, obrigado por comentar no meu blog compartilhado com o natham esperamos sua visita novamente.
bom critica na minha opniao nem sempre e ruim pois nada na vida tem um lado só.
abrs

Anônimo disse...

Eita o espirito kantiano nas veias do meu colega e grande filosófo.


Pessoa difícil de entender,
mas deixemos para os criticos essa missão, aos outros só vale apena ter o privilêgio te tê-lo como colega e amigo!


Abraços