segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O Bem Aí


O mais importante pode até está invisível. Pare, acalme-se e olhe para a tua volta nesse momento, mas tudo mesmo. Repare as coisas menores como, por exemplo, uma macha estampada no lençol. Não importa se o que está em sua volta esteja organizado ou não. Depois de ter olhado para cada coisa, consegues perceber o sentido de vida? Isso mesmo, bem aí, aonde quer que olhes.


Para tu que não percebeu o sentido de vida ainda, olhe novamente para tudo que está a tua volta. Consegues ver? Já tens um sentido para tu vida? Ou acha essa conversa esdrúxula? Pois bem, lhe digo que a vida não está no sentido, mas o sentido está para a vida.




Sentir as coisas é muito simples, olhar e captar tudo que está a nossa volta é só o princípio da longa jornada da sensatez. Todo ser está apto a sentir, mas só o ser humano ultrapassa essa imediatez dando um significado para aquilo que senti.





Confundimos o que o sentir no causa com o que significa. O fato de olhar para aquela mancha estampada no lençol pode desencadear varias reações químicas e emocionais. Viver tem se tornando uma causa e efeito, sendo boas partes de nossas ações geradas pela dualidade do agradável e desagradável.




O olhar para tudo que está a nossa volta pode ter causado alguma coisa ou não, porém, isso não é vida e sim sentido na vida. Já o sentido de vida vai além do mero sentir. Está justamente no significado que temos na vida. Que significado tem o lixo no canto da parede? E a mancha estampada no lençol, o que significa? Todas as coisas que estão em nossa volta estão cheias de significado seja ele qual for.





O importante não é se é agradável ou desagradável, mas o que significa, aí está o sentido de vida. O essencial só é invisível aos olhos daqueles que não querem ver.







Lucas Alves

4 comentários:

Unknown disse...

Hum!

quero viver assim

Abraços

Re-nome

Anônimo disse...

Meu amigo!

como sempre um critico tremendo do behavorismo!

A psicologia te aguarda!

Abraçoss
beijusss

Gustavo Hermes Soares disse...

mto legal seu blog.
é realmente um dos poucos interessantes.

sabe, to me sentindo assim...

feliz. com um sentido pra vida.

talvez por isso eu tenha entendido bem seu texto.

Pedro Junior disse...

Estou passando por um momento de felicidade em minha vida e lendo esse texto me senti ainda mais feliz, com td e realmente vc tem, razão!
ótimo texto. passa lá no meu blog qndo der t+
abraços