quinta-feira, 19 de junho de 2008

Blog X Orkut


O orkut é uma página de relacionamento da web com mais de um milhão de pessoas cadastradas, mas nesses últimos dias perdeu um membro. Esse membro sou eu. O “meu” orkut já tinha quantro anos de existência, chegou a ter mil pessoas adicionadas (capacidade máxima permitida para cada usuário), reduzi para 279 “amigos” adicionados. No entanto, depois de horas de reflexão, entre os pos e contras, optei pelo meu suicídio orkutiano, que aconteceu numa tarde de domingo.


Antes desse acontecimento descrito, vinha observando que o orkut tornou-se uma religião, onde cada fiel precisava cumprir o rito orkutiano de olhar os próprios recados e respondê-los, sendo que algumas pessoas apagam-os por receio dos bisbilhoteiros. Em seguida, cai-se na situação de olhar o perfil dos outros, daí entre um recado e uma foto já se sabe que o amigo do amigo de alguém esteve em determinado lugar com certas pessoas. O orkut prociona encontrar colegas que não se tinha contato a anos e também favorece conhecer pessoas novas por meio do “add aí”.


Na verdade, eu migrei para os liames dos blogeiros e estou satisfeito nesse novo espaço. Geralmente, visito muitos blogs e percebo que tem muita gente com a mente féstil por aí, isso é bom, ou melhor é otimo, pois estamos lendo e produzindo. Nos blogs, ao invés de fotos pessoais há fotos-notícias que são comentadas com rigor crítico. A pergunta “quem sou” é respondia a altura nas intrelinhas de textos dignos de comentários certeiros. Os vídeos, postados nos blogs, ganham respaudos de legendas erudidas, não sendo só um vídeo postado por considerá-lo “bunitinho”. Além disso, nos blogs, os adicionados amigos ganham características de parceiros.


Entre o ambiente de relacionamento do orkut e o compromisso desafiador de postar no blog, prefiro as provocações dos leitores de um blog. Não tenho nada contra o orkut, nem faço apologia ao blog, mas se pensarmos bem os interesses de um e outro são diferentes. É nas diferenças que se pode admitir a liberdade de escolha, nunca se esquecendo que a escolha é do meio onde irá, de certa forma, expressar-se. Onde se expressará? Orkut? Blog? A decisão é sua!





Lucas Alves


5 comentários:

Unknown disse...

Olha, está de parabéns, disse exatamente tudo!!!
O orkut não passa de um vício e de uma rotina que se resume em ler recados, respondê-los e fuçar em vidas alheias!!!

Anônimo disse...

Olá Lucas, nossa está de parabéns pelo blog gostei demais. Com relação a sua saída do orkut foi uma decisão sua, senti sua falta lá pra vc ver q mesmo no orkut há pessoas verdadeiras q lembram de ti. Para todo o mais vc tem razão, as vezes devemos olhar mais a fundo ou as vezes não. Seri igual abrir a caixa de pandora, as coisas angustiantes aparecem, você fica mais exclarecido mais não menos nem mais favorecido por isso. Por questões de sociedade ser integrado no meio faz parte dessa realidade, como orkut mas para ser mais exato, não há nada na internet a qual não se pode fazer pessoalmente. Encontrar pessoas, conversar olho no olho, as pessoas estão mais distantes pq é mais comodo pra elas não sairem de casa e entrar na net para encontrar pessoas. Ainda sou a favor do contato fisico rsrsrs

Anônimo disse...

Olá Lucas eu sou amiga do Laio,me chamo Wanessa mais pode me chamar de Nessa, ele disse para eu entrar aki,adorei oq vc escreve parabens parece um jornalista,eu concordo com vc sobre oq disse do orkut,mais sabe oq eu acho as pessoas hj em dia são mtu solitarias e nao tem onde extravasar isso,por isso criam orkuts,msn,bate papo e td tp de comunicação...mais eu te digo q tenho verdadeiros amigos na internet q hj fazem parte da minha vida a começar pelo meu namorado q conheci no bate papo e hj estamos juntos ha 3 anos,pode dar certo mais nao podemos fazer disso um meio de vida a internet eh so um meio de vc vistir uma mascara de q vc eh feliz e tem mtus amigos,mas nao podemos generalizar neh rsrs existe uma boa exceção para aqueles q são decididos e sabem oq querem!Boa noite Bjus

Lucas Alves disse...

Pois é Wanessa,

A parti desses comentários já vou começar a pensar no próximo texto!

Muito obrigado pela visita,
apareça sempre por aqui!
Será bem vinda!

Abraços!
Cuide-se

Anônimo disse...

hihi

ainda não consegui me livrar desse vício chamado Orkut.

XD